PORTFOLIO


Jingles

Antigamente os comerciais eram executados com garotos propaganda e estórias engraçadas, somente representando através de diálogo ou monólogo, que, muitas vezes, não cativavam os receptores. Buscando novas formas de apresentação comercial, surgiu entre os publicitários a idéia de transmitir a mensagem através da música, surge, então, o jingle e outras formas de publicidade. 

Existem estilos diferentes de publicidade que se classificam em jingles, spots, trilhas sonoras, vinhetas, locuções off, tele mensagem ou esperas telefônicas (PABX). 

Jingle é um recurso publicitário que utiliza a música, composta com letra simples e de curta duração, como um veículo de divulgação de uma marca, produto ou empresa. A finalidade dos jingles é cativar o consumidor com sua melodia, fixando na memória dos ouvintes a mensagem comunicada. 

Os meios de comunicação que se utilizam dos jingles são basicamente rádio, televisão, carros de som, cinema e, atualmente, a internet e celulares. 

Os jingles são compostos por profissionais denominados jinglistas, os quais produzem a música baseado no público-alvo, adequando ao veículo de comunicação e associando o slogan do produto em forma de letra, a fim de animar e trazer "vida" ao produto ou serviço do anunciante. Os jinglistas transformam propaganda em arte. Portanto, o processo de elaboração de um jingle envolve muita criatividade, conhecimento técnico, musicalidade, sensibilidade e talento. A mensagem aliada a melodia devem despertar a afetividade entre o consumidor e o produto. A equipe para a produção de jingle é formada por produtores, locutores, letristas, músicos e arranjadores, coristas, além de técnicos de som. 

As vantagens de se utilizar os jingles são:
  • os bons jingles costumam durar anos, não só na mídia, mas na memória do público, o que gera uma enorme economia;
  • os jingles funcionam bem em qualquer meio de comunicação áudio visual;
  • o investimento necessário para se elaborar um jingle é acessível ao pequeno empreendedor;
  • os jingles são interativos, provocando reação aos ouvinte, o que potencializa a mensagem anunciada;
  • os jingles são muito bem aceitos por crianças e jovens;
  • jingles funcionam bem nos novos meio de comunicação: celulares, mp3, internet, i-pod.
As produtoras de áudio jingles oferecem aos seus clientes inúmeros modelos de jingles, dentre eles: jingle político, jingle publicitário, jingle comercial, jingle empresarial, jingle institucional, jingles para rádio e hotjingle.

Como Escolher um Bom Jingle

Em nosso cotidiano se ouve um verdadeiro festival de jingles em rádios, tvs, internet, e até mesmo em propagandas com carros de som. 80% deles são de péssima qualidade ( os famosos "jingles baratos" ). 

As vezes por falta de informação ou de pesquisa os empresários ou publicitários, contratam estúdios com poucos recursos ou até mesmo aquele parente, ou amigo do amigo que tem um estudiozinho no fundo de casa para gravar o jingle da sua empresa. Os resultados na maioria das vezes são devastadores, a ponto até mesmo desse "jingle" ao invés de agregar valores ao produto ou marca, ele começa a difamar. O jingle ruim cria antipatia, imagem negativa, e o tiro sai muito longe do alvo. Se não tem verba pra investir em um bom jingle é melhor correr por outros meios. 

Um jingle barato tem a capacidade de funcionar ao contrário. Mal feito, não duro na mídia, desviando os clientes da audiência do rádio, da tv, da internet ou qualquer outro veículo de comunicação. Mas ainda há aqueles que se salvam. Um jingle bem feito e produzido emociona, fica na cabeça, faz com que as pessoas cantem junto e ainda cria uma proximidade marca-cliente, produto-cliente. Por isso quando contratar um estúdio de gravação ou produtora de áudio para gravar seu jingle. 

Atenção! 

Não prime pela "economia" mas sim, pelo bom gosto, qualidade e criatividade. Se possível, ouça alguns trabalhos que o estúdio ou produtora de áudio já gravou e produziu. Compare com o de outros estúdios que você tenha disponível em sua cidade, e só então escolha a melhor opção.



Conheça nosso portfolio (jingles,vinhetas ,produções musicais e etc.)

JINGLE DA ESQUINA EMBALAGEM



VINHETA DA SEMANA DA ESCOLA BIBLICA




VINHETA ASSEMBLEIA DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário